Skincare para pele madura: como fazer?

Atualmente o cuidado com a pele está cada vez mais comum, inclusive a skincare para pele madura.

Pessoas de mais idade estão se preocupando mais com a aparência, mas não apenas isso, com a sua saúde também. E nunca é tarde demais para começar a cuidar da pele, mesmo quando idoso.

Adotar uma rotina de skincare para pele madura pode trazer inúmeros benefícios em qualquer fase da vida, trazendo autoestima e melhorando a aparência.

Para quem está começando a cuidar da pele madura mais tarde, é importante usar estratégias e abordagens específicas para prevenir e tratar os sinais de envelhecimento.

Quais são as características de uma pele madura?

A pele madura apresenta características diferentes das peles mais jovens, além dos sinais de envelhecimento podemos notar outros pontos, como as rugas e linhas finas ao redor dos olhos, da boca e da testa.

Conforme envelhecemos a pele vai perdendo a elasticidade e firmeza, já que nosso corpo passa a produzir menos colágeno e elastina.

Pode-se notar também a pigmentação irregular, manchas que podem ser causadas pelo melasma ou exposição constante ao sol.

É comum também a pele ficando mais seca, já que a produção dos óleos naturais também diminui com o passar dos anos.

Outra característica notável é a flacidez nos olhos e pescoço, que também está relacionada a diminuição de colágeno e elastina.

Skincare para pele madura

Após entender mais sobre essas características, é preciso saber qual a rotina ideal de skincare para pele madura. Veja os passos principais:

Limpeza

A limpeza é indispensável em qualquer tipo de skincare, e isso também se aplica à pele madura. Esse é o momento em que será feita a retirada de todas as impurezas da pele, seja de outros produtos, sujeira e poluição.

O ideal é que a limpeza seja feita todos os dias de manhã e durante a noite, assim você dormirá e acordará com o rosto limpo.

Como já sabemos a pele madura não produz tanto óleo natural quanto quando era mais jovem, portanto, prefira sabonetes faciais hidratantes para trazer de volta esse aspecto.

Hidratação

Hoje em dia existem muitos cremes anti aging, conhecidos como anti envelhecimento. Eles vão auxiliar a manter a pele hidratada e fortalecer a barreira cutânea.

Se conseguir encontrar um produto com FPS 30 ou acima, também é uma boa ideia para proteger ainda mais o seu rosto.

Proteção solar

A proteção solar é o único passo que nunca deve ser negligenciado, independente da idade é importante aplicar todos os dias, incluindo em dias nublados.

Sempre use protetores que tenham mais do que 30 de FPS para garantir ainda mais segurança durante o dia.

Produtos para pescoço e mãos

Não esqueça de estender todos os passos de skincare para as mãos e pescoço, eles também mostram sinais de envelhecimento e quando cuidados da forma correta podem ter melhor aparência.

Melhores ativos para a sua skincare para pele madura

Existem alguns ativos benéficos encontrados em produtos faciais, que podem ser ainda mais vantajosos para a pele madura. Descubra quais são:

Vitamina B3

A vitamina B3, conhecida como niacinamida, geralmente está presente em séruns, cremes e máscaras faciais. Esse composto é responsável por reduzir a aparência de linhas finas e rugas, uniformizando o tom da pele e fortalecendo a barreira cutânea.

Ômega 6 e 9

O ômega 6 e 9 são conhecidos por favorecer o colágeno e elasticidade da nossa pele, são ativos que vão promover nutrição e hidratação profunda, protegendo a pele contra danos de radicais livres.

Ácido Glicólico

O ácido glicólico para a skincare de pele madura é um ótimo ativo, que promove renovação celular, trazendo mais brilho, luminosidade e sensação de refrescância.

Também vai estimular a produção de colágeno, melhorando a firmeza e elasticidade, assim como a textura.

Retinol

O retinol é um potente anti idade, um ingrediente muito importante para aqueles que querem combater os sinais de envelhecimento, como rugas, linhas finas e flacidez.

Esse ativo também estimula a renovação celular para uma pele mais jovem e radiante, além de reduzir a hiperpigmentação, auxiliando a clarear manchas escuras e uniformizar o tom da pele.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um componente natural da pele, e vai influenciar a hidratação, elasticidade e firmeza, é um aliado importante para o seu skincare e oferece diversos benefícios.

Produtos com esse ativo proporcionam hidratação profunda e duradoura, combatendo o ressecamento e trazendo viço para a pele. Além de preencher rugas e linhas de expressão, diminuindo a visibilidade e dando aspecto mais jovem.

Incorporar esses ativos poderosos na sua rotina de skincare pode trazer inúmeros benefícios para a pele madura, ajudando a combater os sinais de envelhecimento e promovendo uma pele mais saudável e radiante.

Antes de definir sua rotina passe em um médico dermatologista para consultar as reais necessidades da sua pele.

Agora que você sabe mais sobre skincare para pele madura pode passar a cuidar da sua saúde com mais conhecimento.

Trends