Skincare para pele oleosa: dicas e cuidados para sua pele

Você tem uma rotina de skincare para pele oleosa adequada para as suas necessidades?

Para quem gosta de skincare esse é um assunto muito interessante, já que entender do que a sua pele precisa, é o ponto chave para poder começar a cuidar da melhor forma possível.

Ao longo desse artigo vamos aprender mais sobre esse tipo de pele e qual a rotina ideal. Confira:

Características da pele oleosa

Uma pele oleosa tem certas características específicas, e se você ainda tem dúvida de qual seria o seu tipo correto de pele vamos entender mais.

Esse tipo de pele se caracteriza por produzir em excesso o sebo, oleosidade natural da pele, dando um aspecto brilhante e úmido, em especial na zona T, composta por testa, nariz e queixo.

Normalmente podemos encontrar poros mais dilatados nos indivíduos, esse sebo torna seu rosto mais propício a acne e cravos.

Esse é um dos tipos de pele mais comuns entre os brasileiros em todas as idades, e não necessariamente é causado por apenas um fator, mas uma série deles.

Por exemplo, a lavagem excessiva, produtos contra indicados, passar a mão suja no rosto e usar água quente, são apenas algumas das coisas que podem causar e aumentar a oleosidade.

Rotina de skincare para pele oleosa

Agora que você já conhece as características principais, podemos partir para quais seriam os passos ideais de uma rotina de skincare para pele oleosa.

Para te ajudar a montar o que deixaria sua pele saudável, mais bonita e livre de uma oleosidade excessiva. Veja os passos de acordo com o período do dia:

Rotina diurna

Para a manhã o ideal é sempre começar com uma limpeza, use um sabonete facial suave e que seja específico para o seu tipo de pele. O ideal é que sejam produtos oil free e não comedogênicos, para que não obstrua os seus poros.

Durante a limpeza evite a água quente que poderá estimular a produção do sebo no seu rosto.

O próximo passo seria tonificar a sua pele, use um produto adstringente para remover todas as impurezas e equilibrar o pH.

O tratamento a ser feito vai auxiliar a começar o dia com o seu rosto revitalizado, para isso foque em séruns ou hidratantes que possam controlar a oleosidade. A vitamina C é um ótimo exemplo do que pode ser usado.

O penúltimo passo, a hidratação, vai garantir que o seu rosto continue macio, mas para que não estimule a produção de sebo, prefira os que são oil free e possuem textura leve.

Por fim, mas ainda assim o mais importante, está a proteção solar de FPS 30 no mínimo. Use os que são oil free e não comedogênico, mesmo nos dias mais nublados.

Rotina noturna

Já para a rotina noturna você deve considerar se foi feito o uso de maquiagem ao longo do dia, se for esse o caso, comece usando um demaquilante para remoção.

E para remover completamente a maquiagem é preciso fazer uma limpeza facial, para isso use sabonetes específicos para a sua pele.

Na parte da noite, de uma a duas vezes por semana, é interessante realizar uma esfoliação, para desobstruir seus poros e remover células mortas.

Em seguida vem a etapa do tônico facial para eliminar possíveis impurezas que tenham sobrado.

A noite também é o momento em que devem ser feitos os seus outros tratamentos específicos para o tipo de pele, ou seja, aqui é quando você vai utilizar máscaras, séruns ou cremes.

Prefira produtos com ácido salicílico, ácido glicólico, niacinamida ou zinco. Se você escolher os produtos certos poderá controlar a produção de sebo e até combater a acne.

Não esqueça da etapa de hidratação, use um que seja oil free e tenha textura leve para não pesar durante seu sono.

Outros cuidados de skincare para pele oleosa

Além da rotina básica que você pode manter para cuidar da sua pele, existem outras práticas e cuidados que podem ser tomados para cuidar da sua skincare para pele oleosa.

  • Aplique compressas de gelo por alguns minutos para desinflamar a pele e minimizar poros, o ideal é que seja feito de 1 a 2 vezes por semana;
  • Busque uma alimentação mais saudável, com alimentos ricos em ômega 3 que controlam a produção de sebo, e evitando alimentos gordurosos ou açucarados;
  • Não se esqueça também de beber bastante água, para manter a pele hidratada de dentro para fora;
  • Busque também manter hábitos saudáveis, então durma bem para estimular a renovação celular;
  • Pratique exercícios físicos para melhorar a circulação sanguínea e eliminar toxinas do corpo.

Com essas dicas você pode melhorar a sua rotina de skincare para pele oleosa, diminuir a produção de sebo, e evitar as doenças dermatológicas mais comuns que podem causar danos à saúde do seu rosto.

Trends