Tipos de base: conheça o tipo ideal para a sua pele

Você já se perguntou por que existem tantos tipos de base de maquiagem nas prateleiras das lojas? São tantas opções que fica fácil errar na escolha.

Anúncios

E, considerando que o tipo de base errado pode afetar o resultado final da produção, vale conhecer as possibilidades, para assim realizar uma compra certeira.

No material de hoje preparamos um guia completo para que você escolha a sua base considerando suas preferências e necessidades. Confira abaixo!

Tipos de base: o resultado da sua maquiagem depende do tipo de base utilizado 

Se você já tentou se maquiar e terminou com uma sensação estranha no rosto, como se estivesse tudo muito pesado, é provável que entenda os impactos que o tipo errado de base pode causar.

O mesmo vale para a típica situação onde passamos a maquiagem, mas notamos que as olheiras ainda aparecem, assim como as manchinhas de acne. 

Anúncios

O fato é que existem diversos tipos de base, e isso não ocorre por pura estratégia das marcas: cada produto tem sua função e seu público.

Existem pessoas que não abrem mão de cobertura máxima, enquanto outras preferem algo mais leve. Cada tipo de produto é feito para determinado público.

Hoje você poderá descobrir qual o tipo ideal para você, continue por aqui para conferir o guia para te ajudar nessa escolha!

Quais tipos de base existem?

Quando falamos em base de maquiagem, logo vem a nossa mente aquele produto clássico em vidrinho, mas, é importante dizer que esse não é o único tipo disponível no mercado.

Cada usuário de maquiagem tem suas preferências quanto à textura, método de aplicação e durabilidade do produto, por isso, a indústria investe em modelos e fórmulas para atender essas preferências.

Hoje no mercado existem 4 tipos de base disponíveis: líquida ou cremosa, cushion, em pó e bastão.

Vale dizer que essas são apenas as categorias principais, uma vez que na categoria de bases cushion temos opções com cobertura alta ou baixa, acabamento iluminado ou matte, e até mesmo textura leve ou média.

Então, além de escolher a categoria central, você também deve se atentar a outros detalhes ao escolher sua base.  A seguir veremos dicas para escolher a base ideal, com base em todas as suas necessidades e preferências.

Como escolher dentre os diferentes tipos de base?

Se você já ouviu falar que a base líquida é a melhor opção para quem deseja versatilidade, mas ao chegar em casa notou que a textura não te agradou, certamente entende que existem tipos de base muito variados no mercado.

Vale dizer que ao escolher uma base existem muitos pontos a serem avaliados, como textura, cobertura, acabamento, modo de aplicação, e tonalidade. O erro em um destes critérios pode te levar a comprar o produto errado.

A seguir veremos o que você deve avaliar em cada um desses critérios para escolher sua base de maquiagem ideal. 

Textura

A textura da base costuma interferir diretamente em algumas questões, como aplicação, acabamento e durabilidade. Veja a seguir as texturas mais comuns e suas respectivas características.

Líquida 

A base líquida costuma ser mais versátil e fácil de aplicar, uma vez que essa textura possibilita coberturas mais altas ou leves, a depender da pigmentação.

Para aplicá-la, você pode utilizar pincéis, esponjas ou até mesmo os dedos, já que a espalhabilidade é mais simples.

Cremosa

Bases cremosas costumam ter uma textura mais espessa, sendo ideal para quem deseja aplicar com mais rapidez e garantir uma cobertura maior.

Essa textura de base se dá muito bem com a aplicação feita com pincel e esponja, mas, tem a desvantagem de facilitar o acúmulo em linhas de expressão do rosto.

Em pó 

Bases em pó costumam funcionar como pós de alta cobertura, uma vez que possuem alto grau de pigmentação, e oferecem um acabamento mais pesado.

A vantagem dessa base é a facilidade em aplicação, pois basta passar com o pincel ou esponja no rosto, nos pontos onde precisa de cobertura. Mas, vale dizer que podem deixar um visual mais ressecado.

Cobertura

A cobertura da base é um ponto importante na escolha, visto que cobertura demais pode dar a sensação de rosto pesado, mas, a cobertura de menos deixa manchinhas à mostra. 

Alta

Base de alta cobertura costuma ter muita pigmentação, sendo ideal para quem deseja cobrir todas as manchas de pele, ou procura algo para eventos específicos.

Média 

A base de cobertura média é a mais versátil, uma vez que permite a construção de camadas, o que pode resultar em um acabamento mais natural ou mais pesado.

Baixa 

A cobertura baixa é ideal para quem deseja apenas uniformizar o tom da pele, sem cobrir totalmente. Essa é uma opção interessante para o dia a dia, caso você não queira parecer tão maquiada.

Acabamento 

O acabamento da base interfere em alguns fatores, como conforto, transferência e durabilidade. Confira opções de tipos de base com diferentes acabamentos:

Matte

A base matte é a favorita de pessoas que desejam durabilidade ou têm a pele oleosa, então, ficar com o rosto sequinho é a melhor opção.

A vantagem dessa base é que ela seca totalmente, então, transfere muito menos. Mas, por outro lado, pode trazer um aspecto ressecado em alguns casos.

Semi-matte

A base semi-matte é a opção intermediária, uma vez que não fica totalmente úmida, mas, também não resseca o rosto.

Para quem deseja acabamento natural e boa durabilidade, essa é a melhor proposta.

Hidratante 

A base hidratante é ideal para quem tem linhas finas ou pele seca, uma vez que a fórmula emoliente não marca ou resseca.

++Como deixar a base com acabamento perfeito – Blog magia da beleza

Aplicação 

O método de aplicação é muito importante ao escolher dentre os tipos de base, afinal de contas, cada pessoa tem suas preferências no uso diário. Conheça opções:

Cushion 

A base cushion oferece um método de aplicação bem interessante, visto que o produto fica incorporado numa esponja. Basta encostar o seu aplicador nessa esponja e levar a base ao rosto. É prático e evita sujeira.

Líquida ou cremosa

A base líquida ou cremosa oferece versatilidade de aplicação: basta utilizar um pincel, esponja ou até mesmo os dedos para espalhar no rosto.

Mas, vale dizer que esse tipo de base costuma fazer sujeira, já que pode cair ou espirrar na roupa durante a aplicação.

Bastão 

A base em bastão costuma ser uma base cremosa mais densa, e se destaca pela facilidade de aplicação: basta arrastar o bastão pelo rosto e espalhar com pincel, esponja ou até mesmo com os dedos.

Tonalidade

O último critério que você deve avaliar ao escolher a sua base de maquiagem é justamente a tonalidade, uma vez que a opção ideal deve “sumir” no seu rosto pela similaridade de cor.

Existem dois critérios que devem ser avaliados, o tom e o subtom. Entenda:

Tom 

Quando falamos em tom de base nos referimos ao quão clara ou escura a sua base deve ser. Cada pessoa tem um tom de pele específico, e isso deve ser avaliado na escolha.

Subtom 

Já o subtom é o tom de fundo da base. Em geral, ele é responsável por deixar seu rosto amarelo, rosa ou até mesmo esverdeado.

Existem 3 subtons principais: amarelado, rosado e oliva. A combinação de tom e subtom deve existir para encontrar a tonalidade de base ideal.

A melhor forma de escolher a sua base é por meio da experimentação: vá até a loja, teste a base e avalie se combina com a sua pele e se te deixa confortável. 

De todo modo, conhecer os tipos de base existentes ajuda bastante nessa escolha, então, agora você já está pronto (a) para adquirir a sua base ideal!

Isso pode te interessar: Top 10 Melhores Marcas de Maquiagem para Você (magiadabeleza.com)

Trends