Ingredientes prejudiciais em produtos de cabelo: saiba o que está deixando seus fios ressecados! 

Conhecer os ingredientes prejudiciais em produtos de cabelo é o primeiro passo para melhorar a saúde e aparência dos fios.

Anúncios

Por isso, se o seu cabelo está repleto de pontas duplas, ressecado e nada parece resolver, recomendamos que dê uma olhadinha na lista de ingredientes do seu shampoo.

Mas, antes, confira o conteúdo abaixo para saber quais são os componentes que merecem uma atenção especial nessa conferência.

Por que é importante se atentar aos ingredientes de produtos para cabelo?

Você já deve ter escutado ou lido a frase “esse produto não se deu com o meu cabelo” uma porção de vezes, afinal, essa é uma constatação comum nas famosas resenhas de cosméticos das redes sociais.

Mas, o fato é que muitos desses produtos não se dão bem com cabelo nenhum, e isso se deve ao fato de possuírem ingredientes prejudiciais.

Anúncios

Esses ingredientes promovem a desidratação, a aspereza e impedem que o cabelo receba nutrientes que o mantém saudável e bonito.

Por esse motivo, qualquer pessoa que utilizar esse produto perceberá que a aparência dos fios não está legal, e os efeitos devastadores dependem do grau de saúde do próprio cabelo.

Isso porque, para um fio nutrido e saudável, esse impacto não é tão evidente, e será observado melhor com o uso recorrente.

Já para um fio com química e que já sofreu alguns descuidos, uma aplicação é suficiente para que o dono da cabeça pense “será que raspar a cabeça é uma solução?”.

Por isso, avaliar a composição antes de comprar um cosmético ajuda a evitar os ingredientes prejudiciais em produtos de cabelo. Dessa forma, é mais fácil fazer compras melhores.

5 ingredientes prejudiciais em produtos de cabelos

Quando se trata do que funciona ou não para os cabelos, tudo é muito relativo, afinal, as necessidades de cada fio são diferentes.

Alguns estão desnutridos, enquanto outros precisam de hidratação, e em alguns casos apenas uma reconstrução profunda é capaz de resolver a situação.

Mas, o fato é que alguns ingredientes atrapalham a eficiência dos tratamentos, além de prejudicarem ainda mais o fio, com isso, a pessoa sente como se estivesse fazendo algo errado.

No caso, ler a lista de composição e evitar produtos que tenham ingredientes prejudiciais resolve parte significativa do problema.

Pensando nisso, a seguir veremos 5 componentes que trazem prejuízos aos fios.

1. Sais – Ingredientes prejudiciais em produtos de cabelo

Hoje em dia praticamente todos os produtos de cabelo destacam na embalagem a informação “sem sal” ou “0 sal”. Afinal, qual o problema dos sais para os cabelos?

O grande problema desses ingredientes é que, assim como o sal comum, ele favorece a desidratação, então, acaba por ressecar a extremidade dos fios.

Além disso, o sal em shampoos pode remover a oleosidade natural do couro cabeludo, e com isso causar caspas e descamações.

Por isso, fique de olho na lista de composição, e ao observar que o shampoo tem sal na fórmula, prefira uma opção livre do ingrediente.

2. Parabenos

Existe uma certa divergência sobre essa questão, uma vez que muitas pessoas consideram que os parabenos não são problemáticos, uma vez que são encontrados até mesmo em produtos alimentícios.

Mas, o grande problema dos parabenos é que, quando utilizados em excesso, causam alterações hormonais no organismo, e com isso podem resultar em ressecamento e descamação dos fios.

Em geral, esse ingrediente é utilizado na indústria cosmética para conservação do produto, por isso, muitos consideram um risco desnecessário, já que o componente não favorece em nada a saúde e a beleza dos fios.

3. Sulfato 

O sulfato é um ingrediente comum em cosméticos de limpeza, o que inclui shampoos, sabonetes e tônicos de limpeza facial.

O que o torna tão popular é o fato de fazer bastante espuma, fator que muitos consideram importante em um bom produto.

Ocorre que, o excesso de sulfato pode ressecar os fios, uma vez que funciona como uma espécie de detergente, então, acaba retirando até mesmo a oleosidade de proteção.

Além disso, se você tem cabelos tingidos, saiba que esse ingrediente favorece o desbotamento mais rápido, uma vez que limpa de forma mais agressiva, retirando até mesmo os pigmentos depositados no fio.

Por isso, embora esse ingrediente não seja um vilão direto, vale evitar produtos que o tenham em grande concentração na fórmula, afinal, limpeza demais só deixará seus fios opacos, secos e quebradiços.

4. Álcool 

O álcool é um ingrediente comumente utilizado em cosméticos, e tem como principal função facilitar a entrada de nutrientes nas fibras capilares.

No entanto, este é considerado um dos ingredientes prejudiciais em produtos de cabelo porque, quando aparece em excesso, pode causar ressecamento e quebra do fio.

Por isso, pessoas que usam produtos com álcool podem sentir os fios rígidos, quebradiços e difíceis de pentear.

Além disso, existem diversos tipos de álcool, e os mais baratos contam com menos tecnologia, então, além de não executarem a função de veículo de nutrientes adequadamente, ainda ressecam os fios.

Por isso, considerando que existem excelentes produtos livres de álcool, dê preferência a eles para evitar prejuízos à saúde dos seus fios.

5. Petrolatos 

Se você já sentiu o seu cabelo pesado ou sem movimento, e lavar pareceu não resolver o problema, é provável que a culpa seja do petrolato.

A princípio este não é um dos ingredientes prejudiciais em produtos de cabelo, uma vez que serve para lubrificar os fios, e com isso favorecer a modelagem e o alinhamento.

No entanto, os petrolatos se originam de óleos vegetais, e com o tempo se acumulam nos fios, o que traz essa impressão de peso e falta de movimento.

Por isso, o indicado é intercalar o uso de produtos com petrolato com opções livres do ingrediente, pois assim é possível evitar os efeitos negativos.

Vale dizer que uma forma de resolver os prejuízos é pelo uso de shampoos anti-resíduos, já que estes removem ingredientes depositados nos fios.

IngredientePor que evitar:
SaisRemovem a água do fio e com isso causam ressecamento. 
ParabenosQuando utilizados em excesso, podem causar alterações hormonais e descamações.
SulfatoPromove uma limpeza agressiva, e com isso resseca os fios e remove pigmentos de cabelos tingidos.
ÁlcoolO excesso de álcool na formulação atrapalha o tratamento dos fios, além de deixá-los secos e quebradiços.
PetrolatoPor ser um ingrediente cumulativo, quando utilizado em excesso atrapalha o movimento e deixa os fios ‘pesados’.

++Limpeza de Pele: Benefícios e como fazer em casa – Blog magia da beleza.

Silicone: é realmente um vilão para os cabelos?

Quando falamos em ingredientes prejudiciais em produtos de cabelos, muitas pessoas logo esperam ouvir falar do silicone. Mas, será que esse componente é realmente um vilão?

O grande problema do silicone é o fato de ser oclusivo, então, ele fecha as escamas do fio, e com isso impede que tratamentos penetrem.

No entanto, devemos observar essa questão por outro ângulo: o fato do silicone ser oclusivo também ajuda a manter a água e os nutrientes dentro do fio.

Então, desde que o produto seja utilizado da forma certa, não causa nenhum prejuízo à saúde do cabelo, podendo até mesmo potencializar tratamentos.

Por isso, se deseja utilizar o silicone, priorize aplicá-lo nas etapas de finalização, seja no condicionador, ou no reparador de pontas.

Dessa forma, todos os tratamentos feitos se manterão nos fios até a próxima lavagem, quando o silicone será removido.

Se atente ao PH dos produtos para cabelo

Além de avaliar os ingredientes prejudiciais em produtos de cabelo é importante se atentar ao PH dos cosméticos utilizados.

Isso porque, produtos com PH muito alto (acima de 5) deixam o cabelo alcalino, o que mantém as cutículas dos fios abertas e propensas à quebras.

Além do mais, quanto mais prejudicado estiver o cabelo, é mais importante se atentar ao PH, já que manter cutículas abertas prejudicará ainda mais a estrutura dos fios.

Por isso, ao comprar seus shampoos e condicionadores, se atente ao PH descrito na embalagem, e se possível, compre apenas aqueles que estejam abaixo de 4.

Seguindo essas dicas será muito mais fácil manter os cabelos lindos, brilhosos e protegidos contra quebras e sobrecargas.

Então, agora que já conhece os ingredientes prejudiciais, lembre-se de verificar a lista de composição antes de cada compra.

Isso pode te interessar: Como usar babosa nos cabelos e os principais benefícios – Blog magia da beleza.

Trends