Como recuperar unhas após alongamento? Livre-se das unhas de papel!

Poucas pessoas alertam sobre a necessidade de recuperar unhas após alongamento, mas, só quem já viu de perto o efeito “unhas de papel” sabe o desespero que isso causa.

Anúncios

Em geral, isso acontece graças ao desgaste necessário para que os materiais de alongamento se fixem nas unhas. E, a depender do nível de deterioração, a recuperação pode ser bem difícil.

Mas, hoje você não tem nada a temer, pois no conteúdo a seguir traremos diversas dicas úteis para solucionar esse problema.

Então, se deseja ter suas unhas fortalecidas novamente, continue a leitura!

Efeito pós-alongamento: por que as unhas ficam tão fracas?

As propagandas de alongamento de unhas prometem que estas ficarão fortes e protegidas, e isso até é verdade durante o período de uso.

Anúncios

O verdadeiro problema acontece quando chega a hora da remoção, e a cliente percebe que suas unhas antes levemente quebradiças, agora se parecem com uma folha de papel. Por que isso acontece?

recuperar unhas após alongamento
Imagem: Freepik

Existem diversas razões para isso, como:

Infiltrações: entra umidade abaixo do alongamento, e isso amolece e enfraquece a unha.

Lixamento: a lixa polidora é bem forte, e pode acabar removendo muitas camadas da unha, o que a deixa fraca.

Alongamento muito pesado: alongamentos grandes demais podem sobrecarregar a unha natural, que passa a crescer fina e fraca.

 Lixa elétrica: a lixa elétrica é muito rápida, então, caso a nail designer passe demais em uma região, isso compromete as primeiras camadas da unha.

Por isso, se as suas unhas estão fracas e rachando, é sinal de que o alongamento prejudicou as estruturas, e esse é o momento de recuperar.

Isso pode te interessar: Diferença entre unhas de gel, acrílico e fibra de vidro: Qual é a melhor opção para você? (magiadabeleza.com).

Estratégias para recuperar unhas após alongamento

Conforme vimos anteriormente, existem inúmeras razões para que as unhas fiquem fracas após a retirada do alongamento.

Mas, certamente a principal delas é o lixamento em excesso, que remove muitas camadas, deixando apenas a lâmina mais profunda, que é mais fina e flexível.

Essa é a razão para que a sua unha pareça de plástico quando você a dobra, e não tem jeito, apenas a recuperação resolve o problema.

Dito isso, veja abaixo algumas estratégias para garantir o crescimento saudável e o fortalecimento em menos tempo.

Mantenha as unhas curtas

O grande problema de estar com as unhas fracas após alongamento é que estas parecem papel, então, não têm qualquer resistência a batidas ou pressões.

Por isso, a melhor maneira de recuperar unhas após alongamento é mantendo-as curtas, por mais desanimadora que seja essa dica.

Lembre-se que as suas unhas estão finas, então, deixá-las sobre a pele garante que golpes do dia a dia tenham menos chance de quebrá-la.

Dessa forma, além de evitar ferimentos, você garante proteção adequada para que a unha cresça saudável.

Utilize bases de tratamento eficientes

A remoção de camadas da unha do alongamento é a principal causadora do enfraquecimento, por isso, é importante que você invista em tratamentos de fortalecimento.

Com as bases certas você oferece camadas de proteção que enrijecem a unha, dessa forma, ela tende a quebrar menos e crescer mais saudável.

Especialmente se as suas unhas estão flexíveis, uma boa base fortalecedora com função endurecedora ajudará a mantê-la no lugar.

Existem bases com cravo e formol que são muito eficazes para quem deseja recuperar unhas após alongamento. No caso, aplique-as 2 vezes por semana, e em aproximadamente 2 meses verá bons resultados.

++Como fazer unhas de gel em casa: passo a passo completo (magiadabeleza.com).

Evite deixar as unhas sem esmalte

Essa dica parece contraditória, afinal, muitos profissionais garantem que deixar as unhas sem esmalte ajuda a recuperá-las.

Mas, devemos lembrar que estamos falando de unhas que sofreram um desgaste elevado, e hoje possuem pouquíssimas camadas, o que não é suficiente para garantir resistência.

Por isso, a aplicação do esmalte pode ajudar na resistência, visto que seria uma camada a mais nas unhas.

Então, nesse momento de recuperação, busque aplicar esmalte, de preferência aqueles com efeito gel, que são mais resistentes.

Imagem: Freepik

Tenha paciência e respeite o processo

Após a retirada do alongamento, na maior parte das vezes o prejuízo já está num nível mais elevado, de modo que a recuperação leva tempo.

Esse tempo é o período para que a unha cresça por completo, sem os desgastes causados pela lixação.

Por isso, é importante que você entenda que estamos falando de um processo que pode levar alguns meses, a depender da velocidade de crescimento das suas unhas.

Então, tenha paciência, e evite colocar postiças ou novos alongamentos para disfarçar as unhas curtas.

Isso porque, essas atitudes prejudicam a recuperação, e podem até mesmo levar o problema a um estágio grave, como a perda da unha.

É possível fazer alongamento sem prejudicar as unhas?

Não existem técnicas de alongamento 100% livres de danos, afinal, seja para modelar a unha ou para removê-la nas manutenções, a lixação é uma etapa indispensável.

Mas, o fato é que na maioria das vezes o problema não é causado pela lixa em si, e sim pelo desrespeito aos limites da unha.

Devemos lembrar que o nail designer nem sempre tem como saber quantas camadas da unha já lixou, afinal, a sensibilidade é do cliente. 

Mas, caso consiga lixar apenas as camadas superficiais, certamente os danos à estrutura serão muito menores, sendo possível fazer alongamento sem grandes prejuízos.

Por isso, quando conseguir recuperar unhas após alongamento, priorize um trabalho detalhado e cuidadoso para evitar danos por desgaste.

Então, agora que já sabe como prevenir e tratar unhas enfraquecidas, lembre-se de garantir a saúde para que a beleza seja notável.

Leia também: Erros comuns na manicure: o que evitar para ter unhas lindas – Blog magia da beleza.

Trends