Cabelo colorido- guia de cuidados

Tempo de leitura: menos de 1 minuto



Olá, tudo bom?

Diariamente recebo perguntas de pessoas querendo dicas para cuidar melhor de seus cabelos coloridos, sabemos que este tipo de cabelo acaba se tornando muito mais frágil que os demais, portanto hidratação, nutrição e reconstrução são de fato tratamentos essenciais para fortalecer e manter este fio saudável brilhante e bonito.

O cabelo colorido precisa de cuidados mais intensos do que o cabelo com cor natural, o processo de coloração do fio deixa o cabelo frágil e ressecado. Para cada tipo de coloração existe um cuidado em específico, não dá para usar os mesmos cuidados de um cabelo liso platinado, em um cabelo crespo ruivo, não é mesmo?

como cuidar de cabelos coloridos

Siga nossa página no facebook
Siga-nos no instagran
Inscreva-se em nosso canal no youtube

 

Todos os tipos de cabelos precisam de cuidados freqüentes, além de hidratar o cabelo precisa de corte para remover as pontas que com o tempo vão ficando danificadas.

Os cabelos com coloração precisam de uma atenção ainda maior, devido ao fio ter passado por tingimento e, em alguns casos, são necessários outros procedimentos, como por exemplo, a remoção da cor natural do fio para acrescentar outra. Eles também precisam de cuidados e produtos específicos, para manter a cor por muito mais tempo dê preferência á leave-ins ou óleos finalizadores com proteção térmica.

Cabelos crespos coloridos

cabelos crespos coloridos

Como citei acima você precisa usar produtos específicos para cabelos coloridos, mas quando se trata do cabelo crespo, muita gente fica na dúvida se opta pelo shampoo e condicionador para indicados á crespo ou se usa produtos para cabelos coloridos. Não importa, quanto um quanto o outro deixará o cabelo hidratado e com brilho, porém, você pode intercalar o uso dos produtos.

O bacana de usar produtos específicos para cabelos coloridos é que eles vão agir na coloração do cabelo, protegendo a cor em cada lavagem.

A coloração sempre afeta a saúde dos fios, deixando-os mais frágeis e ressecados. Mas o que fazer quando o cabelo já é ressecado? Como é o caso do cabelo crespo?

Como cuidar?

Faça umectação até 2 vezes na semana se achar necessário. Este tratamento é uma nutrição mais intensa, com óleos essenciais que devolvem para os fios aquilo que ele perdeu durante o processo de descoloração: proteína, lipídio e colágeno.

Antes de cada lavagem aplique um pré-shampoo somente nas pontas e extensão do cabelo, para proteger o fio e evitar o ressecamento nessas regiões que tendem a ser mais secas e frágeis.

Semanalmente hidrate os fios com máscaras compostas ou com receitas caseiras, esse tratamento é essencial para dar saúde, brilho e duração da cor.

Use finalizador com proteção solar, sabemos que o sol tende a ressecar e desbotar a cor dos fios.

Cabelo colorido- guia de cuidados

Cabelos cacheados e coloridos

cabelo cacheado e colorido



Cabelos cacheados não são e nem ficam tão ressecados quantos os fios crespos depois da coloração, porém tem maior facilidade de perder a forma. Também precisão de ser hidratados e nutridos semanalmente para que não caia em porosidade.

Como cuidar?

Assim como os cabelos crespos os cacheados precisam de umectação semanalmente, para repor nutrientes que foram perdidos durante o processo de descoloração.

Hidratação é outro tratamento indispensável, toda semana ou a cada quinze dias, tudo depende da necessidade do fio hidrate o cabelo.

Também é importante usar protetor solar para proteger a cor do cabelo e pré-shampoo sempre antes de cada lavagem para hidratar e proteger as pontas.

Cabelos loiros

cabelo loiro como cuidar

Cabelos loiros seja ele liso, cacheado, crespo ou ondulado tem que ser tratado e cuidado conforme a necessidade do fio.

Quando você descolore um cabelo a chance dele ficar amarelo é muita, em alguns casos alaranjados e até chumbados.

Este tipo de cabelo precisa de cuidados antes mesmo da coloração. Claro que antes de colorir ou descolorir o seu cabelo você precisa cuidar dele para que na hora do procedimento ele não se quebre e nem fique emborrachado, isso vale para todos os tipos de cabelos, pois um cabelo que está fraco e quebradiço não está pronto para receber o descolorante.

Como cuidar?

Faça reconstrução quinze dias antes e dois dias após o procedimento. A reconstrução irá devolver para o fio a queratina que é um aliado importante para que o fio se mantenha forte e resistente.

Crie um cronograma capilar para tratar e cuidar dos fios antes e depois do procedimento. No cronograma você conseguirá tratar o seu cabelo para que ele não sofra tanto no momento da descoloração, e depois do procedimento você conseguirá repor nutrientes que foram perdidos e seu cabelo se manterá forte, saudável, brilhoso, hidratado e bonito.

Cabelos pretos

cabelos pretos coloridos como cuidar

O grande desafio de quem tem fios escuros é garantir que eles permaneçam brilhantes e impecáveis.

Como cuidar?

Na hora de lavar o cabelo procure evitar água quente, pois desbota muito facilmente  a cor do cabelo, água fria é o ideal e proporciona muito mais brilho aos fios.

Assim como os demais cabelos abuse da hidratação, foque na umectação e nutrição e sempre que o fio pedir faça uma reconstrução potente.

Cuide do cabelo proteja os fios do sol, do cloro da piscina da água salgada do mar e da água quente do chuveiro.

Cabelos ruivos

cabelo ruivo colorido

Para conseguir atingir o ruivo desejado é preciso abrir a cutícula do fio e acrescentar o pigmento. Mas, quando o cabelo é próximo ao castanho é preciso fazer a descoloração do fio, para retirar o pigmento natural do fio.

Como cuidar?

Cabelos ruivos tingidos ficam ressecados e ásperos com o passar do tempo, precisa de muita hidratação, nutrição e de reconstrução para conseguir reverter o ressecamento.

Cabelo colorido deve evitar ao máximo água com cloro e sol, sempre que for ficar exposto á estes fatores aplique antes protetor solar.

Sempre que sentir a necessidade vá ao salão e faça uma cauterização para manter o brilho e a saúde dos fios.

Gostou do artigo?

Deixe seu comentário e compartilhe!

 

 

 

 

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.