7 cuidados para diminuir linhas de expressão

As linhas de expressão são consideradas marcas naturais do envelhecimento, elas podem aparecer ao redor dos olhos, da boca, nariz e queixo. E conforme expressamos sentimentos, contraímos e relaxamos o rosto elas se tornam mais visíveis.

Algumas pessoas não gostam disso, por isso procuram formas de suavizar e até eliminar essas marcas.

Hoje vamos te mostrar alguns cuidados que você pode ter para diminuir as linhas de expressão:

7 dicas essenciais para reduzir as linhas de expressão

Reduzir as linhas de expressão envolve uma combinação de cuidados com a pele, hábitos saudáveis e, em alguns casos, tratamentos estéticos.

Mas é importante ter em mente que nem sempre o que funciona para a pele de uma pessoa pode funcionar para a sua. Achar os cuidados de skin care ideais faz parte de uma série de testes para saber o que dá certo.

Veja agora as nossas dicas:

1 – Passe protetor solar

Os protetores solares serão seus melhores amigos nessa pequena batalha para suavizar e diminuir as linhas de expressão. Não importa quando você começar a utilizar, só saiba que o ato de começar é muito importante.

Passe protetor solar todos os dias antes de sair, mesmo que o dia esteja nublado, os raios ultravioletas podem atacar a sua pele, deixando não só o seu rosto protegido do sol e linhas de expressão, como também de possíveis manchas.

Faça a reaplicação generosa a cada duas horas para não ficar desprotegido nem por um segundo.

2 – Hidrate a pele frequentemente

A hidratação facial profunda e frequente deve ser outro ponto importante da sua rotina de cuidados, especialmente se o seu objetivo é diminuir as linhas de expressão.

Isso vai te auxiliar a manter a pele nutrida, firme e mais resistente através da hidratação. Prefira produtos com vitamina C, ácido hialurônico e retinol, que podem melhorar a produção de colágeno.

3 – Faça massagem facial

A massagem facial é uma das ótimas formas de reduzir as linhas de expressão. Use a ponta dos dedos para uma massagem suave, os movimentos vão fazer com que você estimule a circulação sanguínea da área e relaxe os músculos faciais.

Isso diminui as linhas finas que surgem dos movimentos frequentes que fazemos todos os dias, contraindo e relaxando os músculos da face.

4 – Use ativos antissinais

Alguns ativos usados em cosméticos e dermocosméticos são ideais para uma pele mais saudável e combater as linhas de expressão que surgem com o tempo.

O retinol é ideal para isso, estimulando a produção de colágeno e elastina, ele vai reduzir as linhas de expressão e rugas, além de melhorar a textura da pele.

Outra alternativa é o ácido hialurônico que retém água na pele, auxiliando na hidratação e preenchendo as linhas finas.

Prefira produtos que contenham também vitamina C, um poderoso antioxidante, responsável por clarear manchas escuras e estimular a produção de colágeno.

Outros ativos que podem fazer bem a sua pele são a niacinamida, ácido glicólico, peptídeos e outros. Tenha certeza de buscar ajuda para encontrar os produtos mais indicados para seu tipo de pele e necessidades.

5 – Mantenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável e rica em nutrientes vai fazer bem não só para a saúde do seu rosto, diminuindo as linhas finas, mas também para a saúde em geral.

Se alimente sempre de legumes, verduras e frutas, fazendo o balanceamento ideal sobre proteínas, carboidratos e tudo o que é preciso para se satisfazer.

6 – Durma o suficiente

Obter repouso suficiente é uma ótima alternativa para obter uma pele mais brilhante, saudável e bonita.

O corpo humano precisa de um repouso de mais ou menos 7 a 8 horas por noite, e precisa ser constante para que os resultados possam começar a ser notados na pele.

7 – Tratamentos estéticos

Alguns tratamentos estéticos podem também diminuir ou eliminar de forma temporária as linhas de expressão.

Um exemplo bastante conhecido é a aplicação de toxina botulínica, o botox, a substância utilizada vai paralisar os músculos que causam as linhas de expressão, podendo ser na testa, queixo ou perto dos olhos.

O botox é realizado por injeções com a toxina, o efeito é visto rapidamente, de 24 a 48 horas depois do procedimento e vai durar entre quatro e seis meses.

Outro tipo de tratamento é o preenchimento com ácido hialurônico, que traz de volta o volume facial, que pode ter sido perdido pelo envelhecimento ou perda de peso. O preenchimento é feito de forma rápida, indolor e os seus efeitos são imediatos.

Existe também o microagulhamento, procedimento popular que pode ser feito nas linhas de expressão para suavizar as marcas e melhorar a aparência delas.

Nesse procedimento são feitas micro perfurações com agulhas super finas para criar lesões controladas que ao se recuperar, vão estimular o colágeno e elasticidade da pele, trazendo mais firmeza e diminuindo as linhas finas.

Conclusão

As linhas de expressão são uma parte natural do envelhecimento, mas com os cuidados adequados é possível suavizá-las e até preveni-las.

Adotar uma rotina de proteção solar, hidratação frequente, massagens faciais e o uso de produtos com ativos antissinais pode fazer uma grande diferença na aparência da pele.

Além disso, manter uma alimentação equilibrada e garantir um sono de qualidade são essenciais para a saúde da pele.

Trends