O que é porosidade capilar e como tratar

Olá vaidosas, tudo bom com vocês suas lindas?!

Sejam bem vindas a mais um post por aqui!

E hoje iremos tratar de um termo muito falado no universo dos cabelos, que é porosidade capilar, você sabe o que isso significa??

Veja o vídeo!

Tenho certeza que você já se deparou com uma foto como essa!

teste de porosidade

Calma, que juntas vamos lá esclarecer o que diz a foto ao lado!!

A porosidade capilar é definida pela abertura das cutículas do fio do cabelo. Ou seja, quanto mais as cutículas abertas menos os nutrientes ficam nos fios. Por outro lado, se as cutículas são muito fechadas, os nutrientes não são absorvidos, o ideal é meio termo!

Existe três tipos de porosidade capilar: baixa, média e alta. É muito importante saber indentificar cada nível, para saber se os fios tem condições de absorver a água e receber tratamentos, como hidratação, nutrição e reconstrução.

Porosidade baixa> é quando as cutículas estam bem fechadas. Assim fica bem mais difícil o cabelo absorver a água ou qualquer tipo de tratamento.

Porosidade media> é quando as cutículas estam meio abertas, daí os fios absorvem a água e os tratamentos facilmente, nesse caso consideramos que o cabelo esta saudável.

Porosidade alta> é quando as cutículas estam muito abertas, daí o cabelo fica muito ressecado, com friz e até quebradiço. Este tipo de cabelo consegue absorver água e os tratamentos rápidamente, porém também perde com muita facilidade.

Existe um teste que nos ajuda a indentificar qual o nível de porosidade que esta o nosso cabelo!

E isso nos facilita a saber qual etapa do cronograma capilar possamos focar mais, se é reconstrução, hidratação ou nutrição!

Teste de porosidade

Para fazer este teste é preciso que seu cabelo seja lavado apenas com shampoo e condicionador, não use máscaras para não interferir no resultado do teste!

-Em copo com água, coloque alguns fios do cabelo e deixe ali por 10 minutos!

Obs: não precisa arrancar os fios da cabeça,  só de pentear o cabelo, pegue alguns fios que estam na escova e faça o teste de porosidade!

Depois de 10 minutos você pode saber o seu nível de porosidade!

Como mostra a foto abaixo!

porosidade capilar

Fio afundou no copo- porosidade alta, ou seja, as cutículas estam muito abertas, então o fio não consegue absorver a umidade e os nutrientes, com isso ele fica áspero, ressecado, sem brilho e quebradiço.

Fio não afundou e ficou no meio do copo- porosidade média, ou seja, a porosidade do cabelo esta normal, ele consegue absorver as substancias necessárias para mantê-lo saudável, nutrido e hidratado.

Fio boiou e ficou na parte de cima do copo- porosidade baixa, ou seja, o fio tem dificuldade de absorver água e os nutrientes oferecidos.

E agora késsia?

Bom, existe um tratamento específico para cada nível de porosidade!

Cabelo com porosidade alta- nesse caso é o cabelo que esta muito ressecado, e o tratamento indicado é a reconstrução.

Cabelo com porosidade média- nesse caso seu cabelo esta saudável, e para manter saudável e impecável o tratamento indicado é a nutrição.

Cabelo com porosidade baixa- o tratamento indicado é hidratação!

Sabendo disso, você pode montar o seu cronograma capilar, dando prioridade para etapa em que seu cabelo mais precisa!

Gostaram do post? compartilhe, curta nossa fanpage oficial, mim siga no instagran : @kessia.alves22, e conheça meu no canal no youtube!!

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *