Cronograma capilar atualizado

Olá vaidosas, tudo bom com vocês?!

No post de hoje irei falar sobre uma palavra que gosto muito de frizar pra vocês, que é o cronograma capilar!

Mais Késsia você já fez um post por aqui falando sobre o cronograma! Sim; mais dúvidas sobre esse assunto chegam diariamente pra mim, então hoje volto aqui pra explicar detalhes e tirar de uma só vez as dúvidas de vocês!

Quando falo em cronograma capilar estou falando em cabelo saudável;Por que é isso que o cronograma promove para os nossos cabelos, saúde!

Veja, essa é a foto do meu cabelo com 1 ano de cronograma capilar!

Cronograma capilar

O cronograma capilar nada mais é que uma agenda com a rotina mensal do nosso cabelo, com o objetivo de deixar o cabelo saudável, forte, macio e muito brilhoso.

O cronograma capilar é composto por três etapas:

Hidratação> Nutrição> Reconstrução

Na etapa de hidratação, repõe-se a água e umidade dos fios, trazendo efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos. Máscaras hidratantes contém na composição:

  • Glicerina;
  • Silicones;
  • Vitaminas;
  • Pantenol;
  • Aloe vera(babosa);
  • Extratos vegetais de plantas ou frutas;
  • Mel e açucares;

Na etapa de nutrição ou de umectação como também é bastante conhecida, repõe-se os lipídios; que são gorduras, manteigas, ceramidas e óleos vegetais, que ajuda a manter o cabelo alinhado, com vitalidade, e com muito brilho. Máscaras de nutrição contém na composição:

  • Manteigas vegetais( karité, cupuaçu,cacau, abacate);
  • Ceramidas;
  • Tutano vegetal ou animal;
  • Oléos vegetais (macadâmia, amêndoas, óleo de argan, sementes de uva, coco, linhaça, mamona, oliva);

Na etapa de reconstrução repõe-se a massa capilar e a queratina no fio, é na etapa da reconstrução que o cabelo fica forte, resistente, a quebra, por que devolveu  para o fio a massa, colágeno, proteínas e aminoácidos. Máscara de reconstrução contém na composição:

  • Queratina;
  • Colágeno;
  • Cisteína;
  • Creatina;
  • Arginina;
  • Proteína hidrolizada do trigo, milho;
  • Aminoácidos;

Voltando para o cronograma capilar

É importante você conhecer a carência do seu cabelo, pra que a partir daí, você montar o seu cronograma, pois daí você foca mais em uma etapa do que em outra!

Mais Késsia quero começar o cronograma, e meu cabelo precisa urgentemente de todas as três etapas, tanto de hidratação, nutrição e reconstrução. Como que eu faço pra não errar em nada?

Calma, pra quem vai iniciar o cronograma, existe o cronograma oficial, todas as pessoas que fazem o cronograma capilar já á bastante tempo, já passaram pelo oficial!

O cronograma oficial é pra quem vai iniciar a sua agenda capilar e não sabe por qual etapa começar, é a partir dele que você dá o seu primeiro passo; Com ele o cabelo vai acostumando com a rotina mensal, e vai melhorando o aspecto; é muito importante você ficar no cronograma oficial por durante três meses, fazendo todas etapas seguidas!

o que é o cronograma capilar

Se você reparou na foto viu que o cronograma é dividido em 4 semanas que forma 1 mês.

Na 1°- semana, hidrata duas vezes e nutri uma vez;

Na 2°- semana, hidrata duas vezes e nutri uma vez;

Na 3°-semana, hidrata duas vezes e reconstrói uma vez;

Na 4°- semana, hidrata duas vezes e nutri uma vez;

De acordo com o cronograma oficial a reconstrução deve ser feita uma vez ao mês,normalmente a maioria dos cabelos por mais danificado que seja precisam bastante é de hidratação, então o cronograma oficial foca muito em hidratação!

Depois de ficar três meses no cronograma oficial, você vai montar o seu próprio cronograma capilar de acordo com a necessidade do seu cabelo; ou seja não para por aí (risos).

Se ele precisar de ser hidratado, coloque mais hidratação na agenda, Se ele precisar de ser nutrido, coloque mais etapas de nutrição na agenda Se ele precisar de ser reconstruído, coloque mais reconstrução na agenda.

Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução?

Se seu cabelo está sem brilho, armado, ressecado e muito embaraçado, saiba que ele precisa focar na hidratação!

A hidratação é uma das etapas que todos os cabelos precisam mais até mesmo os mais oleosos, e não tem problema de fazer em excesso pois ela não danifica o fio.

Se seu cabelo esta com frizz, desalinhado e poroso, saiba que ele precisa focar na nutrição ou umectação!

Todos os cabelos podem sim fazer umectação até mesmo os oleosos que já possui lipídios. Quando aplica óleo acaba ajudando a controlar a oleosidade, pois o couro cabeludo não produz tanto sebo, quando aplicamos óleo no couro cabeludo, confuso, né?(risos) mais é assim mesmo!

Se seu cabelo está fino devido á processos químicos e por excesso de chapinha e secador, cabelo esta ralo quebradiço, com muitas pontas duplas e elástico, saiba que ele precisa focar na reconstrução!

Atenção: a reconstrução não deve passar de uma vez por semana. Por mais danificado que seu cabelo esteja, precisando mesmo da reconstrução, é só uma vez por semana no máximo. Reconstrução não é como hidratação que você pode fazer até três vezes por semana, ela em excesso pode fazer mal para o fio!
Agora que atualizei pra vocês os detalhes do cronograma capilar esta na hora de conhecer o seu cabelo e iniciar o cronograma capilar!

Logo mais na frente voltarei aqui com um post atualizando vocês do meu cronograma capilar!

Muito obrigada pelo carinho…!!!

Compartilhe essa publicação, comente e curta a nossa fan Page , mim sigam no TWITTER  e no INSTAGRAN para ficar por dentro das dicas por lá também!!

Fui vaidosas.<3

 

 

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *